Resenha :: O Caçador de Pipas

Postado por | 8:30 AM Deixe seu Comentário


'Trecho de página ilustrada do livro, que já possui a versão de HQ completa'
    A história de dois meninos viviam em Cabul, no Afeganistão. De como uma amizade podem durar anos, e todo o desenrolar da história que o autor Khaled Hosseini escreveu me deixou extremamente entediada, talvez por que eu já estava sabendo como se daria o fim da história... Mas de sempre haver as mesmas questões envolvidas na maior parte das historias, no caso de Khaled, ele conta a versão do menino pobre versus o menino rico, um clichê como vemos em outras histórias e, uma das questões que ainda imperam no Afeganistão, como por exemplo, etnia racial, exploração infantil, abuso sexual, fome e miséria.

   Uma coisa que eu também havia pensado foi que o próprio autor em algumas passagens do livro poderia estar colocando relatos pessoais, seu devido ponto de vista sobre um assunto, e a interferência feita, poderia induzir o leitor a pensar que essa era a história real do Khaled, que seus personagens serviriam apenas como 'mascaras', para ele não poder expor os nomes reais, porém as pessoas que realmente vivenciaram tudo de alguma forma mereciam ser protegidas, e está foi uma solução encontrada pela próprio autor.

  O que eu também devo colocar aqui é, assisti ao filme, e também me decepcionei porque o filme contou com uma boa participação de atores afegãos e americanos, e mesmo eu já tendo lido todo o livro, a historia no filme foi contada de maneira rápida, e quando eu digo rápida, vocês podem imaginar algo além do normal, e  é claro o foco principal do enredo foi esquecido... Depois disso, procurei nunca mais ler nada escrito por esse autor.

Enfim... A história narrada pelo próprio Amir Agha, conta como foram seus anos em Cabul, e de sua amizade inseparável que era Hassan, o menino do lábio leporino... Entretanto o maior divertimento dois meninos era soltar pipas, uma prática muito comum no Afeganistão segundo o autor, e um passatempo sadio. Em seguida temos o segredo de Amir... Ele se acovardou em uma situação importante, e que posteriormente terá suas consequências.  E o passado sempre bate a sua porta, quantas vezes for necessário até que tudo esteja resolvido. Hassan por outro lado era conhecido por sua lealdade e sua coragem. Ele era analfabeto e ele estava sempre ao lado de Amir, pois ele era o único hazara amigo. 



Ficha Técnica do Livro


O caçador de pipas
Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Romance
365 páginas

Sinopse (SkoobO caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. 
Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. 
E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Palavra do Leitor:

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!