TOP 12: Melhores livros de 2016 — Parte 1

Postado por | 5:04 PM 2Comentários



Como o tempo passa rápido, né? Esse ano, 2016, já está acabando e eu nem sei se fico triste ou feliz com isso. Se fosse para resumir esse ano todo em uma frase apelaria para Charles Dickens e diria que "Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos." Aprendi muito esse ano, sorri, mas também sofri, chorei e com esse ano terminando não faço ideia do que esperar em 2017, mas espero que seja algo bom. Uma das coisas que me fizeram pensar nesse ano como "o melhor dos tempos" foi que li muitos livros bons. Ok, eu li livros ruins também, mas pensando de um modo geral, foi bom. Li cerca de 165 livros, contando releituras de livros que li em anos anteriores (reli muito esse ano, 29 livros até agora ), e sem contar os da faculdade, porque são chatos mesmo. E dentre todos esses livros alguns despertaram o meu amor esse ano, e isso fez deles os meus melhores do ano .

P. S. Não estão em ordem de preferência diferente da maioria dos outros colunistas, mas sim por ordem de leitura, porque eu não consegui escolher qual desses amo mais e qual amo menos. Só estão numerados de 1 a 12 para ficar mais fácil de separar e tal, e está separado em duas partes para não ficar muito longo. E não estão livros que reli, porque para eu querer reler eu já sabia que eram bons, e isso seria injusto com os livros que despertaram meu amor esse ano.


1 - A Lista Negra (Jennifer Brown)

Esse livro devia ser leitura obrigatória da vida. Sabia da existência dele fazia um bom tempo, só que alguns livros iam aparecendo e fui adiando a leitura, mas resolvi lê-lo em janeiro, uns dos primeiros que li esse ano e cara, que livro mais humano e revoltante. Acho que poucos livros me causaram tanta raiva na vida, não raiva do livro porque ele é maravilhoso, mas raiva do mundo. Ele fala de bullying e suas consequências, e das consequências dessas consequências (faz sentido? ). É um livro que te ensina a querer ser melhor e entender todos os lados, é incrível. O leia, por favor, não deixe para depois, falando sério! Leia! Leia! Leia!


2 - E se for você? (Rebecca Donovan)

Você percebe que ama uma autora quando de quatro livros que leu dela, quatro foram para os seus favoritos. A Rebecca Donavan escreveu uma das trilogias de NA que mais amo no universo, a Trilogia Breathing , então quis muito ler esse livro, mas tentei me controlar para não criar muitas expectativas, e não sei se foi por isso ou não, mas o amei. Tem alguns clichês, mas e daí? Nenhum livro deixa de ser bom por isso. É um livro sobre amizade, amor, sacrifício... Te faz rir, chorar e refletir sobre o que é importante e sobre o quão necessário é valorizar quem está ao nosso lado, seja na infância ou na vida adulta. Então... Leia, leia, leia!



3 - Trilogia do Reino (Jennifer A. Nielsen)

Sem dúvida uma das melhores das melhores leituras do ano. Li essa trilogia por indicação e insistência da Milly (ela sabe pegar no pé como ninguém) e me apaixonei por ela logo no primeiro capitulo, se duvidar foi no primeiro parágrafo. Os três livros dessa saga são viciantes, tem alguns clichês, como o protagonista ser órfão, mas não deixam de ser surpreendentes. É uma trilogia de fantasia infanto-juvenil tão fascinante, inteligente, brilhante... E que tem um dos melhores protagonistas que eu já tive o prazer de conhecer por meio dos livros, o Sage. Ele tem uma língua afiada, é inteligente sem deixar de ter senso de humor... Enfim, é um protagonista maravilhoso, apaixonante! #SageEuTeAmo #SageMeuAmor #TodosAmamoSage
A trilogia é apaixonante, então leia, leia, leia! (E obrigada, Milly).



4 - Tudo e Todas as Coisas (Nicola Yoon)

Eu quis muito o ler pelo fato de saber pela sinopse que a protagonista, Madeline, basicamente é alérgica ao mundo, e bom, eu não sou alérgica a tudo e todas as coisas, mas ainda assim sou alérgica a muitas coisas. Só que diferente de mim, que posso ver o mundo lá fora, a Madeline vive trancada em casa, não pode ser exposta ao mundo e por isso ela lê muito, e sonha. Sonha com uma vida que a doença não a deixa ter. Quando comecei a ler esse livro imaginei que fosse chorar horrores, mas pensando agora acho que se chorei foi bem pouquinho enquanto lia certas cenas, porque esse não é um livro triste, é um livro que nos faz querer viver a vida do melhor jeito que podemos, não simplesmente viver uma vida meia pálida. Leia, leia, leia!


5 - Eu te darei o Sol (Jandy Nelson)

Esse livro foi outra indicação da Milly (ela me obriga a ler muitos livros, sabe?), eu já tinha um pouco de vontade de lê-lo, mas sempre deixava outros passarem na frente, porque não queria ler ele tanto assim, mas aí a Milly leu e me obrigou a ler também. E preciso dizer eu realmente amo esse livro e eu realmente o odeio. Não faz sentido, né? Mas é um livro que realmente mexe com a gente, é um livro humano, com personagens cheio de defeitos que queremos abraçar ao mesmo tempo que queremos espancar. Não sei exatamente o que sentir por ele, mas sei que foi um dos melhores livros que li esse ano, sem dúvida. (Obrigada, Milly! De novo!)


6 - Três coisas sobre você (Julie Buxbaum)

Esse livro! Ah!!! Esse livro é tão amorzinho que só de pensar nele já quero abraçar a autora. Como estou ficando velha não é sempre que consigo gostar de Young Adult. Mas esse me conquistou de um jeito inexplicável, porque apesar de ele ter alguns clichês e não ser um livro daqueles que influenciam gerações, é tão leve, tão fluído, com uma narrativa tão viciante, com personagens tão apaixonantes, que não consigo me imaginar não o amando e não querendo um Alguém Ninguém (AN) para mim . Tem resenha dele aqui no blog, você pode conferir e ler o livro e se apaixonar por ele também, já que ele é super amorzinho, mas eu já disse isso, né? Enfim, leia, leia, leia!


Continua...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. adorei a lista ..

    PARABÉNS PELO BLOG
    TODO SUCESSO DO MUNDO GIRL . TAMBÉM ESTOU CURTINDO,SEGUINDO,COMENTANDO PORQUE ESTÁ TUDO MARAVILHOSO E EU AMEI..
    CONTINUE ASSIM..
    *CASO QUEIRA ME CONHECER UM POUCO MAIS OU RETRIBUIR E SÓ PASSAR LÁ WWW.MOSTSWAG.BLOGSPOT.COM VOU ADORAR TE VER POR LÁ ..
    BYE GIRL

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada, Isa!
    Que bom que está gostando. :)
    Vou passar no seu blog sim, deve ser maravilhoso. :)
    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!