Meta de Leitura — 2017

Postado por | 8:00 AM 2Comentários


12 Metas (livros) para 2016
Olá faroleiros, tudo bem? No vídeo de hoje  Na lista de hoje, eu apresento para vocês as minhas 12 metas para 2016. São livros que desde já colocarei na minha #tbr.
intenção é ler um por mês para fechar 2017 bem redondinho. Só ressaltando que, como se tratam de livros que AINDA VOU LER, não sei muita coisa sobre eles, além da sinopse; Então vou fazer um breve comentário sobre cada um e deixar o link para a sinopse, caso você queria saber mais. Vamos lá?


1 - Holocausto Brasileiro: Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes No Maior Hospício do Brasil – Daniela Arbex

Conheci este livro por causa de uma questão de prova final de antropologia. O professor contextualizou o que queria em cima de um trecho do livro e confesso que a imagem de um manicômio comparado – sem exageros – a um campo de concentração nazista ficou na minha cabeça por meses. E pasmem! Este manicômio funcionou aqui no Brasil, mais precisamente na cidade mineira de Barbacena durante grande parte do Século XX. De acordo com a sinopse do livro, estima-se que foram mais de 60 mil pessoas mortas dentro dessa “colônia”. Dentre os residentes, encontravam-se homossexuais, viciados em drogas, epiléticos, mulheres abusadas sexualmente, pessoas que tiveram seus documentos extraviados... 
Enfim, é um livro pequeno, de menos de 300 páginas, porém que merece uma leitura mais atenta e com muita reflexão. 2017 vai começar chocando...


 2-Van Gogh: A vida – Steven Naifeh e Gregory White Smith

 Então, deixa eu te falar que eu vou dar uma roubadinha nesse mês... Na verdade eu já estou com a leitura deste em andamento (desde Outubro). Porém são mais de 1100 páginas e as letras são pequenas. Logo, é muuuuuita coisa. Nesta obra os autores dissecam a vida de Van Gohg detalhadamente. A análise vai desde a sua infância, passando pelas suas cartas até... (bem, ainda não li tudo para saber). O livro é bem escrito, tem uma narrativa interessante e detalha bem, não só a vida conturbada do pintor como de sua família e pessoas relevantes que passaram na sua vida. A diagramação do livro é boa e o mesmo conta com diversas obras, imagens, fotos e dois diagramas. Ou seja, quer entender de van gogh? Leia este livro!


3- Lolita: Vladimir Nabokov

Confesso que deste livro não sei quase nada a não ser do tema abordado que é a pedofilia. Fiquei curioso para ler pois ultimamente os termos “romantização”, “relacionamento abusivo” e “Lolita” (referenciando este livro) estão em voga nos fóruns da internet. Vou ler e depois digo o que achei aqui no blog.


4 -O processo : Franz Kafka

Outro livro que não sei nada. Só sei que envolve julgamento, então creio eu que ira contribuir de alguma forma para meus estudos de Direito.


5 –  Maio: Crime e castigo: Fiódor Dostoiévski

Outro livro que está programado para a leitura conjunta do clube do farol no whatsapp. Mal posso esperar.


6 – Sob a redoma / Under the Dome : Stephen King

Na verdade eu já iniciei a leitura deste livro no ano passado, porém o abandonei: na época fiquei um pouco chocado com as cenas de violência (principalmente a de estupro coletivo) além do desconforto que sentia ao ler no tablet. Pretendo dar seguimento a leitura e conferir o desfecho dos 21323324454 personagens da história.


7 - O Olho do Mundo : (A Roda do Tempo #1) - Robert Jordan

Outro calhamaço incrível que pretendo ler em 2017: o primeiro livro da enoooorme saga A roda do tempo, relançado no Brasil pela Intrínseca. Confesso que esse primeiro volume está difícil de encontrar, pois no momento se encontra esgotado ou a preços exorbitantes nos principais sites de venda. Quem quiser ler o primeiro capítulo, a editora (intrínseca) disponibiliza o primeiro capítulo grátis em seu site. Clique aqui e Confira!


8 –Filho Dourado : ( Trilogia  Red Rising #2) – Pierce Brown

Se você ainda não leu Fúria Vermelha (livro #1 da trilogia) você não sabe o que está perdendo <3 ! Sabe aqueles livros que você pega pra ler e não consegue mais largar? Pois é.


9 – Histórias de Robôs 1 : Org. Isaac Asimov

Isaac Asimov era o cara! Nesse livro (da capa rosa linda) há uma coletânea  maravilhosa de contos de robôs que PRECISAM ser lidos <3 Esse foi adquirido na feira do livro da minha cidade por $22.


10 – Duologia O Espadachin de Carvão : Affonso Solano (Box Duologia)

(Sinopses aqui e aqui)

Confesso que esse Box está encalhado na minha estante desde 2014 (comprei numa promoção da Amazon) e até hoje nunca finalizei a leitura do primeiro livro. Acredito que esse flop foi resultante de uma ressaca literária forte por fantasias que eu enfrentei na época, logo, nada mais justo que dar uma 2° chance, não é mesmo?


11 – Os Miseráveis

Esse sapão livrão vai ser lido em razão do 1° projeto de leitura conjunta do Blog que iniciará dia 1° de Janeiro. Imagina que delícia ler um clássico tão elogiado como este e ainda ter várias pessoas para comentar? Quer participar também? Entra no grupo do WhatsApp pelo link (Clicando aqui)  e vem ler conosco <3


12 – A Guerra dos Tronos : (As Crônicas de Gelo e Fogo #1)

Acho que sou o último leitor do mundo a iniciar a saga Crônicas de Gelo e Fogo, porém antes tarde (bem tarde) do que nunca, não é mesmo? Comprei o kit com todos os livros já lançados e mal posso esperar para começar. Pretendo ler um por ano (ou um a cada 6 meses), já que se tratam de calhamaços.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Sob Redoma parece ótimo, também quero ler. Ainda não li A Guerra dos Tronos, vou ler tbm! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sempre bom ter você aqui!
      Saiu a resenha de Sob a Redoma aqui no clube; E também de A guerra dos tronos aproveite!!
      ~Gabriel

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!