01 junho, 2017

# @Danii # Editora Valentina

Resenha :: Almanova (Incarnate)


"Você sempre terá a opção de decidir por si mesma quem você é e o que se tornará."


Eu confesso: li esse livro por causa da capa . Pode me julgar, mas fala sério, ela é linda de morrer e renascer depois . E confesso também que por um tempo eu estava quase me arrependendo disso, porque tive dois momentos lendo Almanova. O primeiro ocorreu quando eu estava lendo os primeiros capítulos e a leitura não ia para a frente, eu ficava toda confusa tentando entender a história e parecia que era só eu começar a ler ele que me dava vontade de dormir ou pensar na vida. Eu quase desisti e o larguei. Pooooorém eu resolvi continuar e então ocorreu o segundo momento: eu grudei no livro e mergulhei de cabeça na história. Bem que dizem que se você perseverar será recompensada ... Mas chega de divagar e vamos ao livro. 

"- Não dá para imaginar o que está se passando em sua mente agora.  
- Tudo. (...) Tem uma tempestade acontecendo dentro de mim, revirando tudo ao redor."

Almanova é o primeiro livro da Trilogia Incarnate escrita pela autora Jodi Meadows e foi publicado na nossa terrinha pela Editora Valentina. É narrado em primeira pessoa pela protagonista Ana, uma jovem de 18 anos que é a primeira almanova a nascer em Range em milhares de anos. Mas para não ficar confuso, vamos por partes .

Em Range existe um milhão de almas que nascem, morrem e reencarnam há cerca de cinco mil anos. E todas essas almas se lembram do que aconteceu em suas vidas passadas, até de como morreram, seja de doença, velhice, acidente, ou até mortos por seres mitológicos como dragões ou sílfides (sim, além de toda a coisa de reencarnação, o livro também tem dragões e sílfides e mais outros seres que podem matar alguém ). E, como se lembram de suas outras vidas, elas são mentalmente adultas mesmo sendo crianças, adolescentes... E vão evoluindo continuamente, é claro. Então o normal nesse mundo é reencarnar de forma contínua, não importando o modo que se morre. Mas algo diferente acontece. Uma pessoa morre e ela não reencarna. No lugar dela nasce uma almanova, a Ana. E o fato de ser diferente gera muitos problemas para ela.

"O passado é doloroso demais quando você se lembra de como as vidas terminam."

Durante anos a Ana sofreu fisicamente e psicologicamente nas mãos da mãe dela, Li, que a considerava uma sem-alma e um sinal de que algo ruim aconteceria, então achava que todos deviam odiá-la e evita-la (mãe dos sonhos #sqn ). Mas quando ela faz 18 anos decide ir para a cidade de Heart para tentar descobrir respostas para os mistérios que envolvem o seu nascimento e para saber se ela também irá reencarnar. Mas antes de chegar na cidade ela quase morre e é salva pelo Sam , um jovem de 18 anos fisicamente, mas que na verdade tem uma alma milenar, então ele é experiente e já teve dezenas de vidas. Inicialmente a Ana desconfia da bondade dele (ter uma mãe como a dela faz isso ser super compreensível ), mas aos poucos ela vai baixando a guarda e começa a confiar nele e eles vão desenvolvendo uma espécie de amizade (e talvez algo a mais ).

O Sam a leva para Heart, mas nada é fácil. Como a Ana é diferente, para poder entrar na cidade ela terá que seguir regras e o Sam terá que ser uma espécie de tutor dela ensinando tudo que acham que ela deve saber, ao mesmo tempo em que a Ana vai tentar resolver os mistérios que a levaram até lá, tendo que encarar pessoas hostis que não a querem por perto e se acostumando a conviver com pessoas que querem ser suas amigas, contando sempre com a ajuda do Sam .

"Se eu soubesse que não havia muito tempo de sobra, faria as coisas com mais rapidez. Ver mais lugares, terminar todos os meus projetos. Não ia perder tempo sonhando acordado ou começando coisas novas."

Pode parecer que é uma história maçante, mas, acredite, em um lugar que possui uma mistura de tecnologia, seres mitológicos e reencarnação muita coisa pode acontecer e você vai acabar se surpreendendo. Digo isso porque eu me surpreendi com o enredo, com o modo que a autora conduz a história, com os personagens... E falando em personagens, dessa vez, diferente de outras resenhas, eu não vou falar muito deles, porque eu quero que você, caro ser, vá se encantando com eles sem saber o que esperar, que foi o que aconteceu comigo. Só preciso dizer que eu admiro a Ana, com toda a sua sede de aprendizado e conhecimento, e que eu amo muitooooo o Sam, com toda a sua paciência, bondade, sensibilidade, proteção... #SamTeAmo 

"Acho que você vai descobrir que as coisas simples costumam ser as mais desafiadoras. Tudo aparece nelas. Tudo tem importância."

Caso você possa achar que acabaria não mergulhando no livro porque não acredita em reencarnação e tal, pode relaxar e ler sem medo. Eu também eu não acredito e mesmo assim gostei, e olha que mesmo sendo toda iludida, eu não acredito nem em almas gêmeas . Mas esteja preparado para encontrar mistérios e revelações que você pode não esperar, um romance que acontece de forma natural e delicada, além de questionamentos sobre o modo que vivemos. Se você pudesse viver dezenas de vidas, você aproveitaria todos os segundos de cada uma delas? Ou faria algo diferente? Será que você amaria a alma de alguém, independentemente do corpo que essa alma está? Faz a gente pensar e refletir, né? Pelo menos eu fiquei refletindo depois, porque Almanova é muito mais do que apenas um livro com uma capa linda .

Enfim, agora me despeço, porque tenho que ir ler a sequência, Almanegra, para acabar com a tortura dos mistérios que a autora deixa no final de Almanova. Ah! Como eu amo e odeio trilogias! Até! 

"Não vou perder meu tempo ficando zangada com coisas que não posso controlar. Se tenho apenas uma vida, tenho que aproveitar ao máximo."

Nota :: 



Informações Técnicas do livro

Almanova
Incarnate #1
Ano: 2013
Páginas: 288
Editora: Valentina
 
Sinopse (Skoob):
ALMANOVA
Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê.

SEM-ALMA
A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre...

HEART
Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz?
Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

“Incarnate tem algo de estranho e intrigante. Algo novo. Não dá vontade de parar. Precisamos, e como, saber como será o desfecho disso tudo.” Robin McKinley

“Ao mesmo tempo lírico e provocador. Incarnate é aquele tipo de livro que nunca nos abandona. Eu amei!!!” Rachel Hawkins

“Uma palavra: IMPRESSIONANTE! Quer mais palavras? Vai nutrir sua alma e mexer com a sua cabeça!” Jeri Smith

5 comentários:

  1. Eu nunca li, mas com certeza essa capa é linda e chama muito a atenção hehehe :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama mesmo, Monique. Eu mesma li por causa da capa, rs. Mas o livro é muito bom, leia quando puder.
      Bem-vinda ao Clube!

      Excluir
  2. Olá, Danii.
    Eu não tenho vergonha de dizer que leio livros por causa das capas hehe. E já cai do cavalo algumas vezes hehe. Eu quero muito ler essa trilogia faz tempo. Além da capa incrível, a história me deixa muito curiosa. E esses dias até teve uma promoção dos livros da editora na Saraiva, mas cade o dinheiro hehe. Mas ainda quero muito ler e assim que der vou comprar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi essa promoção e também não tinha dinheiro, rs. Essas lojas parecem que adivinham quando não podemos comprar :(.
      Eu vivo caindo do cavalo também, mas sempre tem algum livro que leio pela capa e que acabo amando, como o que aconteceu com Almanova. Quando puder leia, é muito bom e bem único.
      Bem-vinda ao Clube!

      Excluir
  3. Oi, amei a resenha e estou louca para ler o livro ! Gostei da proposta, a capa está linda e gostei das frases em destaques.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!