Resenha :: Água para Elefante

Postado por | 2:27 PM Deixe seu Comentário



"Mesmo quando nosso corpo nos trai, nossa cabeça o desmente."


Jacob Jankowski é jovem estudante de veterinária que larga a faculdade quando recebe a notícia do falecimento dos seus pais. Jacob sem ter dinheiro e nem para onde ir, resolve pegar um trem sem nem saber para onde vai e descobre que aquele trem é de um circo. O circo "Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra". Sem ter talento circense, Jacob acaba virando veterinário, mesmo tendo abandonado a faculdade no dia da prova final.

Jacob logo passa a ser reconhecido por “ser” um veterinário e começa andar com os administradores do circo e é quando conhece Marlena. Uma artista jovem e bela, mas casada com August, o rapaz responsável por sua entrada no circo. E é assim que começa a jornada turbulenta de Jacob em salvar os animais e buscar o amor de Marlena.
"Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar contra eles."
A história demora a engrenar e é absolutamente cheia de partes desnecessárias. Isso acabou me deixando um pouco frustrado. É um típico livro de amor à primeira vista. Mas esse é sem cabimento algum. É tão superficial que tem partes que você está lendo e quando vai para outra linha a história parece que muda.
Quanto mais perturbadora a lembrança, mais persistente a sua presença.”
As melhores partes são quando tem o espetáculo com os animais que é muito real e do velho Jacob contando sua história. O livro é narrado pelo Jacob só que depois de velho. Ele com 93 anos em uma casa de repouso lembrando-se de seus tempos áureos. Deu-me uma pena dele. E como eu disse antes, as partes dos animais me pareceram as mais reais e no final do livro eu me deparo com a nota da autora dizendo que foi inspirado em fatos. Muito mágico. Isso só deixou claro que quando se tenta forçar uma história, o romance pra vender o livro, fica superficial e acaba estragando todo o resto.

Ficha Técnica do Livro

Água Para Elefantes
A vida é o maior espetáculo da terra
Sara Gruen
Ano: 2007
Páginas: 272
Editora: Arqueiro

Sinopse (Skoob)
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Palavra do Leitor:

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!