27 março, 2016

# @Milly # Drama

Resenha :: Stef - A Sobrevivente



Esse foi um livro que estava mofando na minha estante a bastante tempo, eu sempre enrolava para inicia-lo, o comprei sem muita expectativa, foi mais por ter sido muito barato rs Bom, mas decidir diminuir minha acumulação de livros físicos não lidos e comecei por esse, e sinceramente não me arrependi, foi espetacular o nível de detalhes históricos da época da segunda guerra, de uma forma que  faz você parar para pensar e se desilude muito com a humanidade, foi cruel, porquê você sabe que os personagens são ficcionais, Stef, sua mãe Olga, seu pai Adolph, entre outros, não existem, mas os acontecimentos foram reais, e aconteceu e em uma escala absurda e apesar de muitas coisas não serem detalhadas, só de sabermos que muito mais aconteceu, não tem como não sei chocar.

No livro Adolph pai de Stef é um filho adotado por dois alemães, mas biologicamente filho de um Italiano com uma judia, o que se consegue esconder bem por muito tempo, mas se complica por causa de um major oficial nazista que  tem uma paixão obsessiva por Stef, e faz de tudo para tê-la, e posso garantir que você vai encontrar alguém para odiar nesse oficial, é incrível como a autora conseguiu nos transmitir esse ódio, teve momentos que larguei o livro de raiva rs, mas também teve personagens cativantes e fortes como Olga, a mãe da protagonista, ela foi para mim a melhor personagem do livro, você sofre com ela, no começo nem tanto, mas ela teve uma boa evolução no decorrer do livro.

Na Stef em não vi grandes mudanças, eu torcia por ela, mais por odiar o oficial nazista do por ela em si, o que me incomodou muito no livro foi o exagero da escritora em querer a todo momento em enaltecer a beleza de Stef, me irritava em quase todas as paginas esta escrito que ela tinha “olhos magníficos”, “lindos olhos”, “seus profundos e lindos olhos azuis cintilaram” e blá, blá, blá, e teve muito outros derivados disso,  sério, isso foi chato, como se não quisesse que nos esquecesse que ela era de uma beleza incomparável (sim, isso estava escrito no livro), e o que me incomodou foi alguns diálogos meio forçados, principalmente entre Stef e o namorado, foi meio enjoativo, mas deixando de ser chata...

Eu gostei bastante, o livro no geral é muito bom, o que é interessante também é o material das folhas que  é o mesmo de revista, o que deixa ele bem pesado. (Não por experiência própria, mas ele dói quando cai na sua cara durante a leitura rsrs). Bom, na maioria das vezes eu não gosto de capas com pessoas, essa não foi diferente, ainda mais que esta bem focado o rosto, mas fora esses detalhes eu indico muito a leitura, ainda mais por se tratar de literatura nacional e de boa qualidade.

Nota: 

Ficha Técnica do Livro

Stef - A Sobrevivente
(Fora do Catálogo)
Autora: Vera Lucia Claro
Ano: 2008
Páginas: 338
Editora: Vida e Consciência 


Sinopse (Skoob)
Ambientada na Alemanha, a história narra o drama de uma garota alemã. Que descobre ser meio judia em plena Segunda Guerra Mundial. Stef é uma jovem adolescente, nascida em uma família feliz, que vive o primeiro e único amor de sua vida ao mesmo tempo a guerra avança. Sem entender o porquê, torna-se alvo da paixão de um major oficial nazista.