Resenha :: Mil Beijos de Garoto

Postado por | 2:09 PM 4Comentários


"Viver intensamente, amar mais intensamente ainda. Caçar sonhos, buscar aventuras... capturar momentos. Viver lindamente."

Caro ser, você não tem noção do quanto sofri esperando lançarem esse livro aqui na nossa terrinha. Você não tem noção do quanto surtei quando anunciaram o lançamento dele para abril, o quanto fiquei feliz... Imagine alguém tão feliz que chega a comemorar dançando frevo em cima de uma mesa. Imaginou? Pois então, multiplique isso por mil e aí você terá noção do quanto surtei e fiquei feliz. Sério, se eu surtasse um pouco mais acho que meus pais não hesitariam em me mandar para um hospital psiquiátrico (não que eles nunca tenham cogitado fazer isso... ).

Aí você deve se perguntar: "Mas se o livro só foi lançado esse ano, como poderia surtar tanto por ele se nem sabia se gostaria mesmo dele ou não?" Bom, eu já sabia que o amava com todo o meu coração, porque o li ano passado antes, inclusive, de saber da possibilidade de o lançarem aqui no Brasil. Eu não aguentei esperar (novidade... #sqn), e li um e-Book de "A Thousand Boy Kisses" de tradução livre mesmo (não sei ler em inglês, #choremos ), e na época eu chorei tanto o lendo, eu o amei tanto, tanto, tanto que não via a hora de ter a versão física e traduzida dele em mãos... Eu sonhava com ele, eu mataria alguém por ele, eu venderia um rim por ele... Porque mesmo tendo clichês e não parecendo nada de maravilhoso e único à primeira lida de sinopse, ele mexeu comigo de uma forma inimaginável, inexplicável, porque ele não é apenas um livro qualquer, ele é tão especial que meu coração quase explodiu enquanto eu o lia e enquanto eu o relia também, porque ele não é apenas um dos meus livros favoritos, é um dos meus livros favoritos absolutos , tipo TOP 5 da vida, sabe? Enfim, agora que eu acho que você tem um pouco de noção sobre o quanto amo Mil Beijos de Garoto, vamos em frente .
"Um amor que não conhecia limites. O tipo de amor que inspira a música que perdura por eras. Um amor que deveria ser sentido, destinado e estimado."

Mil Beijos de Garoto é um livro de ficção Young Adult (YA) escrito pela autora (maravilhosa) Tillie Cole e que foi publicado aqui no Brasil pela Outro Planeta (obrigada, obrigada, obrigada ). Ele é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Rune e Poppy.

Aos cinco anos de idade Rune Kristiansen se muda com a sua família de Oslo (Noruega) para Blossom Grove (Geórgia, Estados Unidos). E no seu novo lar ele conhece a sua vizinha, que também tem cinco anos, Poppy Litchfield, e decidem que a partir desse dia eles serão melhores amigos para sempre e sempre até o infinito e que viverão grandes aventuras juntos.

Já aos oito anos, a avó de Poppy a presenteia com um pote com mil corações de papel cor-de-rosa, dizendo que com esse pote a Poppy deverá viver a maior aventura da vida dela, marcando em cada coraçãozinho do pote todo beijo de garoto que faça o coração dela quase explodir, todo beijo especial do garoto que seja seu para sempre e sempre. E é claro que o Rune não gosta nada da ideia de a sua melhor amiga sair beijando outro garoto, porque quem vai dar esses mil beijos nela vai ser ele, só ele (sim, toda essa certeza aos oito anos ), ele vai ser o garoto para sempre e sempre dela, pois ela é a Poppy dele, a sua Poppymin (minha Poppy em norueguês, quero alguém para me chamar de Danimin ).

E bom, os beijos vão acontecendo e já aos quinze anos eles são namorados super hiper mega apaixonados, possuindo um amor invejável, incomparável e muito grande e forte. Mas esse amor acaba sofrendo um abalo. Por causa do trabalho do pai do Rune, toda a família Kristiansen tem que se mudar novamente, por um tempo, para Oslo. E por isso, o apaixonado Rune terá que viver longe de sua Poppy por meses ou até anos. Ah! Como é triste para esse jovem casal e como o Rune fica com raiva, muita raiva. Mas eles não terminam, obviamente. Decidem manter o relacionamento à distância e por um tempo conseguem, mas depois de dois meses em que o Rune está em Oslo, a Poppy simplesmente desaparece. Não liga para ele, não o atende, não responde nenhuma mensagem, e-mail ou algo do tipo. Ela e a família se mudam de cidade e nenhum dos amigos de Rune sabe o motivo. E não saber mais nada da Poppy acaba com o nosso querido Rune. Ele não sabe quem é sem ela e vai tornando cada vez mais revoltado, principalmente com o pai.

Dois anos depois, aos dezessete anos de idade, a Poppy está de volta a sua casa em Blossom Grove, mas ela carrega um segredo. E quando o Rune também volta pouquíssimo tempo depois dela, ele vai querer saber porque a Poppymin o deletou da vida dela sem explicar nada, mas ele não tem noção do que o espera, do quanto o motivo da Poppy pode mudar a sua vida. Pois o segredo da Poppymin pode explodir o coração até de alguém tão cheio de dor e raiva como o Rune. 
"As melhores coisas da vida morrem rápido, como a flor de cerejeira. Porque algo tão belo não pode durar para sempre, não deveria durar para sempre. Ela permanece por um breve momento no tempo para nos lembrar de como a vida é preciosa, antes de desaparecer tão rápido quanto chegou (...). Nos ensina mais em sua vida curta do que qualquer coisa que fique sempre ao nosso lado (...). Porque nada tão perfeito pode durar uma eternidade."

Pelo amor de Afrodite, que livro é esse? Eu sei que pelo início dessa resenha eu já falei do quanto amo esse livro, mas, sério, a cada vez que me lembro do que senti lendo Mil Beijos de Garoto, do quanto percebi o quanto o amor pode ser algo tão poderoso, que faz tanta diferença na nossa vida, que nos faz voar, que nos liberta... Eu sinto vontade de chorar por não sentir algo assim. Eu sinto vontade de me bater por ter medo de algo tão poderoso. Eu sinto vontade de encher um pote com mil corações e procurar o amor da minha vida para tentar preencher cada coraçãozinho com um beijo que fará meu coração quase explodir . Mas não sei se mereço .
"Às vezes tudo que temos são momentos. Porque não há repetições; o que acontece em um momento define a vida - talvez seja a vida."

A Tillie Cole tem um jeito de escrever que nos toca tanto que sentimos cada palavra, cada diálogo, cada ensinamento... dentro do nosso  coração, porque Mil Beijos de Garoto não é um livro que apenas lemos, é um livro que sentimos. Sentimos ao ponto de querermos entrar no livro e sair abraçando os personagens. E que personagens, meu bom Ares!
“Ela via a luz perfurando a escuridão. Ela via o bem através do mal.”

A Poppy desde criança possui uma luz, uma sede de viver, uma sabedoria que só vai aumentando com o passar dos anos. Ela é cheia de vida. Ela é pura. Ela é uma guria que tem luar no coração e raios de sol no sorriso. Ela é extraordinária. Ela ensina tanto que se eu fosse resumir ela em uma palavra seria "iluminada" .
"Tudo bem rir (...). Tudo bem sorrir. Tudo bem se sentir feliz. Do contrário, qual seria o propósito da vida?"

O Rune é (para mim) o bad boy mais apaixonante, maravilhoso, cheio de amor que existe no universo , seja fictício ou não. Ele é tão honesto e verdadeiro no amor dele. Por mais defeitos que tenha, por mais raiva que sinta, ele não nega o que sente, ele é protetor... Ele é daquele tipo de cara que quase toda guria quer (pelo menos, eu quero ). Do tipo que faz falta no mundo. Eu queria ter alguém como ele no meu mundo .
"Por que ser infeliz quando você pode ser feliz? É uma escolha óbvia para mim."

Mil Beijos de Garoto é um livro que vai te fazer suspirar, refletir, sorrir e chorar, chorar muito (prepare os lencinhos, porque, se você for como eu, vai chorar do começo ao fim ). Mas ele não é apenas um livro que te enche de lágrimas, é um livro que te transmite esperança, que te enche de ensinamentos.

Ele te ensina a não deixar o que acontece de ruim dominar suas ações e sentimentos, porque por mais que coisas inesperadas e ruins aconteçam pense em todas as chances que Deus te dá para aproveitar tudo a sua volta, pense em todas as vezes que pode ver uma flor florescer, pense nas vezes em que pode colocar os pés na água do mar, pense nas vezes que pode se deitar na areia da praia e deixar o sol irradiar e te purificar por inteiro, pense nas vezes em que ouviu uma música e sentiu que ela era para você, que a sentiu no fundo da sua alma, pense em todas as chances e oportunidades de usar o dom que Deus te deu, seja escrever, cantar, tirar fotos, tocar algum instrumento... Porque por mais que você se distancie de alguém que ama, por mais que você tenha motivos para deixar a raiva dominar, por mais que o mundo te dê razões para perder a esperança, e acima de ter uma vida curta ou longa, Deus te concede inúmeros momentos, razões e motivos para agradecer por estar vivo, até o oxigênio que te mantém vivo todos os dias, e que você não vê, é uma razão para agradecer. Estar vivo te dá motivos para ter esperança e ser feliz, buscar a felicidade e alegria em coisas pequenas que pareçam sem valor, porque você deve agradecer por tudo até o seu último suspiro .
"Como nos atrevemos a desperdiçar uma simples respiração? Como nos atrevemos a desperdiçar algo tão precioso? Em vez disso, deveríamos lutar para que todas essas respirações preciosas aconteçam em tantos momentos preciosos quanto pudermos espremer em nosso curto tempo na Terra."

Mil Beijos de Garoto é um livro tão especial quanto é possível ser especial . É um livro que fez meu coração quase explodir e que vou levar comigo para sempre e sempre, até o infinito . Eu realmente acho impossível não amar esse livro, mas caso você leia e não ache o mesmo, a única coisa que irei fazer é desejar a sua morte, uma morte nada bonita, digna dos livros do Stephen King. Até! 
"Por que é necessário o fim de uma vida para aprender a apreciar cada dia? Por que precisamos esperar até ficar sem tempo para começar a conquistar tudo o que sonhamos, quando um dia tínhamos todo o tempo do mundo? Por que não olhamos para a pessoa que mais amamos como se fosse a última vez que a vemos? Porque, se olhássemos, a vida seria tão vibrante. A vida seria tão verdadeira e completamente vivida."


P. S.: A autora Tillie Cole fez uma playlist com músicas que a inspiraram a escrever Mil Beijos de Garoto (A Thousand Boy Kisses) e você pode conferi-la aqui:


Nota :: 

Informações Técnicas do livro

Mil Beijos de Garoto
Ano: 2017
Páginas: 400
Editora: Outro Planeta
Sinopse (Skoob):
Um beijo dura um instante.
Mas mil beijos podem durar uma vida inteira.
Um garoto.
Uma garota.
Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década.
Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper.
Um vínculo que vai durar para sempre.
Ao menos era o que eles imaginavam.
Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Estou lendo esse livro no momento, já chorei litros e ainda falta algumas páginas para terminar, provavelmente vou chorar mto ainda. Mas msm antes de terminar, já é favorito da vida sem dúvida nenhuma, pq esse é o tipo de livro que vc ama já na primeira página <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que bom que está amando, Cy <3. Não queria ter que te matar. Parei, rsrs. E concordo com você, ele com certeza é do tipo que amamos desde a primeira página :).
      Bem-vinda ao Clube!

      Excluir
  2. Oi, Dani! Tudo bem?
    Li o comecinho desse livro e depois parei.
    Pretendo muito voltar a ler, minha ex-professora leu e mega me indicou.
    Não li sua resenha pois quero me surpreender quando der continuidade a leitura já que algumas amigas me contaram um pouco da obra.
    Amei essas quotes!!!
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua ex-professora tem bom gosto, Kethlyn ;). Espero que dê continuidade logo, porque esse livro é maravilhoso! E deixe os lencinhos preparados! Vai precisar.
      Obrigada!
      Bem-vinda ao Clube!

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!