27 março, 2017

# @Milly # Cassandra Clare

Resenha :: A Chave de Bronze (The Bronze Key)


"Se ele fosse uma pessoa melhor, teria confessado tudo ali mesmo. Mas, se ele fosse uma pessoa melhor, o problema talvez sequer existisse."

Para quem ainda não leu o primeiro e o segundo livro dessa saga tem resenha minha aqui no blog (O desafio de Ferro e A Luva de Cobre). Para quem já leu os dois e ama a saga, o terceiro livro não vai decepcionar, apesar de ser menor que os outros dois, fiquei com a sensação de que tem mais conteúdo, são muito mais coisas acontecendo uma atrás da outra.

"A noite tinha sido para homenagear o fim da guerra, mas, de algum jeito, esse detalhe tornava os acontecimentos ainda mais grotescos. Será que algum dia poderia haver paz de verdade (…)?"
Eu fiquei segurando o fôlego em vários momentos (metaforicamente, eu preciso respirar para sobreviver, sou humana, já fiz os testes das letrinhas na internet)...Voltando....Respira.... Que terceiro livro maravilhoso!! Quer terceiro livro horrível, que ousadia e cara de pau das autoras! Como podem? Que “nossa” para esse livro, muito bom mesmo, fiquei chocada em vários momentos do livro, havia gostado muito dos primeiros, mesmo quando falavam “esse livro é clichê, só mais um livro infanto juvenil com a mesma receita” (eu poderia escrever um texto enorme, defendendo esses tipos de livros e mandando essas pessoas chatas cuidarem da vida delas, mas vou evitar a fadiga), então simplesmente elas nos apresentam essa continuação abaladora de corações desavisados e esperançosos (o meuzinho). Você fica sem saber o que pode acontecer durante todo esse desenrolar.
"Ele estava cansado. Cansado de ser vigiados pelos amigos, mesmo que eles só quisessem mantê-lo em segurança. Cansado de ter essa coisa horrível a seu respeito - algo que não poderia podia controlar - pairando sobre si o tempo todo. Ele queria frequentar a escola como uma pessoa normal e, naquele momento, estava disposto à tudo para fazer isso acontecer."
Ok, não vou dizer que esse é um livro perfeito, mas gostei tanto que se não gostei de alguma coisa, eu não lembro, sério. Aqui o clima no Magisterium é tenso depois do assassinato de uma das alunas, e de atentados contra a vida de Call, e a suspeita sobre um espião dentro da escola, o clima é de paranoia de quem pode ser essa pessoa,  e com todo esse suspense o livro  vai ser desenvolvendo de uma forma surpreendente, e vou ter que aprender a não confiar tanto assim nesses personagens literários destruidores de coração.
"As pessoas se lembram do Inimigo da Morte, mas se esquecem do homem que o fez quem ele era. Constantine pode ter sido mau, mas também passou por uma tragédia. Ele queria o irmão de volta. Mestre Joseph, por outro lado, só queria poder. Apenas isso. E pessoas assim são as mais perigosas do mundo."
Gostei bastante do desenvolvimento da amizade de Call, Tamara e Aaron, principalmente agora no meio de tanta desconfiança e acusações, as escolhas de cada um acabam tendo grandes consequências, aqui nesse terceiro livro sinto mais os três sintonizados, apesar de algumas suspeitas, e com certeza ele estão mais poderosos, não apenas por Call e Aaron serem Makaris, inclusive isso que antes era visto como uma benção se torna uma maldição. Já disse que eles estão bem mais paranoicos? (Risos)
“(...) havia um problema no fato de o Inimigo da Morte ser considerado oficialmente morto e a guerra acabada — neste novo mundo, os Makaris não eram desesperadoramente necessários, e assustavam todo mundo.”
Finalizo dizendo que o terceiro volume teve uma evolução muito boa em relação aos dois primeiros, é surpreendente esse crescimento, vai melhorando a cada livro (mais a edição dos dois primeiros eram melhor 😐) mas espero que no futuro, depois da finalização dessa saga eu possa ler mais livros da parceria da Holly Black e Cassandra Clare, a escrita delas juntas fica muito incrivelmente boa e viciante. Então é isso... Leiam.


Ficha Técnica do Livro

 

A Chave de Bronze
Magisterium # 3
Cassandra Clare
Holly Black
Ano: 2016
Páginas: 272
Editora: Galera Júnior


Sinopse (Skoob)
Call, Tamara e Aaron deveriam estar preocupados com coisas normais na vida de jovens aprendizes de mago. Ao invés disso, depois da assustadora morte de um de seus colegas de classe, eles devem rastrear um terrível assassino... e arriscar suas próprias vidas no processo. O trio terá que usar toda sua força e magia para combater o mal que está escondido no Magisterium. Mas, dessa vez, o Caos irá revidar.

Um comentário:

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!